terça-feira, 13 de setembro de 2011

NARGUILÉ

O Narguilé é um cachimbo de água usado para fumar.
Como cachimbo que é pode ter várias formas, mas o princípio de utilização é sempre um mesmo: tabaco misturado com ervas aromáticas, ou cheiros diversos, que é colocado num "fornilho", onde se mantém aceso por meio de carvão em brasa. Depois, o fumo é aspirado por uma espécie de boquilha, passando, antes, por um contentor com água.

O Narguilé é originário do oriente e foi usado para fumar tabaco e ópio. A água, em teoria, serve para retirar as impurezas do fumo.

Habitualmente é fumado em grupo, acompanhado de uma bebida, geralmente café, e de uma boa prosa.

O Narguilé é composto por:
Base - é a peça central do Narguilé, assemelha-se a um vaso onde se coloca a água. Geralmente é feita de vidro, de metal ou de cerâmica.

Corpo - peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. A parte inferior do corpo projeta um tubo para dentro da água, que conduz o fumo.
Fornilho  - peça de barro ou cerâmica onde se coloca o tabaco e, por cima deste, o carvão em brasa.
Abafador - peça em metal para proteger a brasa do vento, evitando o consumo rápido do carvão
Mangueira - que é por onde se aspira o fumo, que é fumado por várias pessoas.
(MALTA - LA VALLETTA - ST. GEORGE'S BAY - 13-09-2011)
Aqui, na "rua do Pecado" de La Valletta fuma-se Narguilé em todos os bares; o cheiro adocicado, feito da mistura de muitos aromas, inebria e convida a sentar com os amigos, a formar uma roda, a aspirar aquele fumo comunitário, enquanto a conversa vai girando entrecortada pelo beber de um gole de café turco.
(MALTA - LA VALLETTA - ST. GEORGE'S BAY - 13-09-2011)

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que "inveja" que eu tenho dessas férias intermináveis!! É triste pertencer ao mundo dos comuns mortais que têm de trabalhar.
Beijos e divirta-se
Berta