Nunca acerta com o nome!
Troca o O com o U, o K com o D e, a verdade, é que nunca diz o nome de forma correcta.
Aquilo é simples, basta preencher os quadradinhos com algarismos diferentes, de 1 a 9, dispostos em linhas e colunas diferentes, e já está!
Já estaria! Porque, se fosse simples, nem valia a pena jogar. O problema é que, quase sempre, é difícil de completar.
São 81 quadradinhos, num quadrado maior de 9x9, subdividido em 9 quadrados menores de 3x3. Já vem com alguns algarismos colocados e, depois, basta pôr, no sítio certo, os que faltam. Aí é que está o problema! O colocar no quadradinho certo o algarismo correcto.
Os fáceis já vêm com muitos algarismos e, com alguma prática, aquilo faz-se com uma perna às costas. O problema é quando os algarismos são poucos e a sua disposição nos quadrados não é das mais facilitadoras, o que torna a solução do problema muito difícil: nesses casos, a perna já não vai para as costas, já não sai do mesmo lugar e, o problema fica por solucionar.
Dizem que faz bem ao cérebro porque mantém a vitalidade das células, impede o Alzheimer e torna mais lúcido o raciocínio. É possível, nunca se deu por nada escrito mas, a verdade, é que se ouve muito dizer.
Pelo menos tem algumas vantagens: prende a atenção, põe os neurónios a trabalhar, dá gosto quando se completam os quadradinhos e, enquanto se está para ali, de caneta ou lápis em punho, não pensa na crise, na troika e na falta do dinheiro ao fim do mês.
Mas, para ele, a maior dificuldade, o maior problema é acertar com maldito do nome: So Kudo? Su Doko? Su Kodu? So Duko? ou Su Doku?
Já agora, que tal um joguinho? A ver quem acerta?
1 comentário:
É mesmo uma coisa chata esse jogo. Prefiro olhar o céu...
Beijos
Berta
Enviar um comentário