sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SU DOKU

Nunca acerta com o nome!

Troca o O com o U, o K com o D e, a verdade, é que nunca diz o nome de forma correcta.

Aquilo é simples, basta preencher os quadradinhos com algarismos diferentes, de 1 a 9, dispostos em linhas e colunas diferentes, e já está! 

Já estaria! Porque, se fosse simples, nem valia a pena jogar. O problema é que, quase sempre, é difícil de completar. 

São 81 quadradinhos, num quadrado maior de 9x9, subdividido em 9 quadrados menores de 3x3. Já vem com alguns algarismos colocados e, depois, basta pôr, no sítio certo, os que faltam. Aí é que está o problema! O colocar no quadradinho certo o algarismo correcto.

Os fáceis já vêm com muitos algarismos e, com alguma prática, aquilo faz-se com uma perna às costas. O problema é quando os algarismos são poucos e a sua disposição nos quadrados não é das mais facilitadoras, o que torna a solução do problema muito difícil: nesses casos, a perna já não vai para as costas, já não sai do mesmo lugar e, o problema fica por solucionar.

Dizem que faz bem ao cérebro porque mantém a vitalidade das células, impede o Alzheimer e torna mais lúcido o raciocínio. É possível, nunca se deu por nada escrito mas, a verdade, é que se ouve muito dizer.

Pelo menos tem algumas vantagens: prende a atenção, põe os neurónios a trabalhar, dá gosto quando se completam os quadradinhos e, enquanto se está para ali, de caneta ou lápis em punho, não pensa na crise, na troika e na falta do dinheiro ao fim do mês. 

Mas, para ele, a maior dificuldade, o maior problema é acertar com maldito do nome: So Kudo? Su Doko? Su Kodu? So Duko? ou Su Doku?



Já agora, que tal um joguinho? A ver quem acerta?

1 comentário:

Anónimo disse...

É mesmo uma coisa chata esse jogo. Prefiro olhar o céu...
Beijos
Berta