segunda-feira, 13 de junho de 2011

SANTO ANTÓNIO

Hoje é o dia do Santo, um Santo ecléctico e universal, porque é de Lisboa (nasceu aqui em 15 de Agosto de 1191 ou 1195), foi baptizado com o nome de Fernando Bulhões e veio a morrer em Pádua a 13 de Junho de 1231.

Foi frade agostinho, tirou o curso de direito em Coimbra e tornou-se franciscano em 1220. Viajou muito, primeiro em Portugal, depois na França e na Itália.

Foi professor de teologia e um grande pregador. Foi convidado por São Francisco de Assis para fazer parte do Conselho Geral da Ordem de Assis. Viveu em Bolonha  e, depois, em Pádua.

Tem Igrejas por todo o lado mas a de Lisboa tem um cariz especial, é que foi construída precisamente no mesmo sítio onde nasceu.



É o Santo casamenteiro e protector dos noivos.

A sua representação iconográfica, que está por todo o lado, é a de um frade segurando o Menino Jesus sobre um livro e tendo uma cruz ou um ramo de açucenas na outra mão. Outra forma de o representar é com um saco de pão, ou só um pão, na mão e com o menino, nu ou vestido, de pé ou sentado, na outra mão.



Foi um grande pregador! Tanto pregava às pessoas, como pregava aos peixes, tal como São Francisco de Assis que pregava às aves, e é o melhor santo para encontrar objectos perdidos... melhor mesmo que São Longuinho. 

Basta só rezar uns "responsos" e mais uma novena... e, com a ajuda do Santo, você encontra.

No dia de Santo António, que é hoje, a cidade de Lisboa fica em festa e promove o cortejo das marchas de Lisboa, em que cada bairro  compete em desfile. Esta ano ganhou a marcha do Alto do Pina.




3 comentários:

Anónimo disse...

Bem precisava que Santo António me ajudasse...

Anónimo disse...

Apetecia-me fazer um comentário...

Anna Kelly disse...

Lembrei-me do Santo no seu dia e agradeci por todas as graças que venho recebendo. Santo Antonio é o meu santo querido. Ah!... Comecei o namoro com meu marido e companheiro há cinquenta e dois anos no dia 13 de junho.