quarta-feira, 7 de março de 2012

APPACDM

Celebra, este ano, em 18 de Abril mais precisamente, os 50 anos de existência.

É a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.



Deve-se a uma Mulher, Sheila Stilwell, a criação desta Associação. O quarto filho do casal Sheila e John Stilwell sofria de mongolismo e foi em nome dele (Bonny Stilwell), e de todas as crianças "escondidas" por vergonha, que Sheila lutou toda a sua vida.

Bonny nasceu em Portugal, na década de 50 do século passado, e os pais, de origem inglesa e católicos, a viverem em Lisboa há alguns anos, decidiram que o filho haveria de ter, tal como os três irmãos mais velhos, todas as oportunidades que lhe pudessem dar, ou mesmo mais direitos.

Depois de imensas dificuldades, de ultrapassada muita burocracia, de muita insistência, de muito fechar e bater de portas, e do abrir de outras, conseguiu que, a 8 de Novembro de 1962, fossem aprovados, por despacho ministerial, os primeiros estatutos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos das Crianças Mongolóides (APPACDM) e, algum tempo depois, o primeiro Centro de Educação, no largo da Ajuda. Hoje tem o nome de "Bonny Stilwell", que morreu aos 32 anos, provando, em cada dia, que a sua vida, e o desafio que tinha lançado à sua família, tinha sido ganho.

Cinquenta anos passados a Associação orgulha-se em dar apoio a mais de cinco mil crianças a nível nacional.

Ainda há muitos (imensos) problemas por resolver, principalmente no apoio pós-escolar e na formação profissional.

Em tempos de crise, e de tanta dificuldade e incerteza, são estes exemplos de solidariedade e de apoio que nos fazem acreditar nas pessoas e na sua capacidade de entreajuda.

(Fonte - O Destak de 6 de Março de 2012)

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada por esta lembrança!
bjs
Berta

MJ FALCÃO disse...

É impressionante. E como nós nos esquecemos e fugimos dessa realidade...Talvez seja o medo de sermos "apanhados" por ela.
Abraço

Ana disse...

Como posso fazer um share desta pagina numa rede soacial? Muito me orgulho da minha querida avo e muitas saudades tenho do meu Tio Bonny, uma pessoa extraordinaria que tanta falta faz ao mundo! Obrigada

BLOGGETROTTER disse...

ANA, pode utilizar este post como quizer.,ou então deixe o seu contacto para lho enviar
Cumprimentos
Raul