sexta-feira, 23 de março de 2012

OLHAR O PASSADO

Se queremos construir o futuro temos de saber olhar o passado. Confúcio dizia: "Se queres prever o futuro, olha o passado".

E devemos olhar o passado para não cairmos nos mesmo erros, para sabermos extrair, com aquilo que aprendemos de bom e de mau, os conhecimentos que nos podem levar ao desenvolvimento, ao avanço, à construção de um futuro que seja melhor.

Olhar o passado para entender o amanhã. Olhar o passado para procurar a grandeza. Olhar o passado para saber da História, para explicar o porquê do presente, para preparar o futuro.

Olhar o passado sem saudosismos, sem procuras daquilo que não chegámos ou não conseguimos ser,  sem recriminações por causa do presente, sem tentativas de o levar para o futuro. 

"O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.", escreveu Pessoa





4 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa reflexão. Beijinhos, lola

Carlota Pires Dacosta disse...

E, se por um momento lá se pudesse voltar, faríamos tudo igual???
Beijo

Anónimo disse...

Não me agrada o passado,o presente assusta-me,e o futuro,é incerto...!
Beijo
S.M.

Anónimo disse...

O meu passado é o meu tudo. O meu futuro, desconheço...
Beijos
Berta