domingo, 13 de maio de 2012

ALFAIATES

Há quem lhes chame patinadores ou insectos Jesus.  E não é preciso ir ao Lago de Tiberíades para os ver a caminhar sobre as águas.

Assim que chega o calor, que os dias de sol se tornam mais consistentes, a superfície dos rios, dos lagos, das charcas, ou mesmo, de um tanque de pequenas dimensões começa a encher-se destes insectos elegantes, de patas compridas, que caminham e correm sobre a superfície das águas.

E parece mesmo que, à medida que deslizam sobre o manto das águas, vão tecendo, com destreza e rapidez, panos de renda tão delicados e frágeis que, no mesmo instante em que são tecidos, se  dissolvem na própria água em que são fabricados.

(do autor - Alfaiates no rio Coura)
E passam horas, dias, semanas, eles, os alfaiates, e elas, as costureiras, nesse vai e vem de teceduras imaginárias, ora quietos a rematar um ponto, ora correndo em ziguezagues, sem nexo na aparência, cumprindo a sua missão, numa tarefa imensa que lhes ocupa toda a sua existência.

Devem sentir uma inveja enorme das pedras e dos fios de água por estes, numa espécie cumplicidade íntima, fabricarem os limos e os musgos que vão persistindo, ora mergulhados nas águas ou recobrindo as pedras, ao contrário das rendas, por eles tecidas, que apenas existem enquanto dura a persistência de um olhar...

.


3 comentários:

anniehall disse...

Bonito . Quando era miuda e vivia com a minha avó Nini ,nos dias quentes iamos lanchar junto de um enorme tanque que existia na quinta.Era agua corrente que descia da serra e passando por ali nos dava uma permanente reserva de àgua fresca . Pois a avó nini dizia-me que "eles andam a patinar para refrescar as patinhas ":)e nós sentadas na borda do tanque iamos comendo o nosso lanche com as pernas metidas até aos joelhos na àgua fria vendo os tais alfaiates patinarem e sentindo uma certa inveja da sua leveza:)Bem-aja por me teres feito recordar ;)

Anónimo disse...

Não conhecia este "bicharoco"
Beijo.
S.M.

Anónimo disse...

Amei!!!!

Ana Hertz