sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

UM SORRISO NO DIA MUNDIAL DO CANCRO


O Dia Mundial do Cancro é celebrado esta sexta-feira, dia 4 de Fevereiro, com o alerta para a possível morte de 84 milhões de pessoas, até 2015, caso não sejam tomadas medidas.

Nos países de baixo e médio rendimento, os casos mortais devido à doença podem atingir os 70%. E são as  dificuldades de acesso aos serviços de saúde que criam o desequilíbrio no tratamento do cancro entre os países ricos e pobres.
 
De acordo com projecções da OMS, cerca de três em cada quatro novos casos de doenças cancerígenas devem ocorrer na África Subsaariana.

Também, segundo a OMS, apesar da falta de recursos todos os países podem implementar uma estratégia que combine a prevenção, detecção precoce, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos.

As medidas de prevenção da doença incluem a abstinência ao tabaco, dieta saudável, exercício físico regular, baixo consumo de álcool e protecção contra infecções que podem estar na origem do cancro.

Dentro das medidas de prevenção o Sorriso também devia estar incluído. O poder do sorriso é grande, e saber sorrir é algo de muito importante.

Antoine de Saint-Exupéry disse: “No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele”.

O sorriso traduz, geralmente, um estado de alma, o sorriso é uma manifestação exterior de afecto, o sorriso pode ser um convite a entrar na intimidade de alguém. Talvez seja por isso que o homem é o único animal que sorri; e tanto pode sorrir quando tudo vai bem ou sorrir mesmo que as coisas corram menos bem – tudo se resume na harmonia interior.



Daí a importância do saber sorrir. Se for simpático, o sorriso, pode dissipar uma angústia, se for de aprovação pode estimular um trabalho ou uma actividade, se for sincero pode criar uma amizade e pode aproximar, se for autêntico e espontâneo.

Hoje, as rádios portuguesas promoveram a sexta-feira do sorriso, talvez de propósito ou por coincidência com a celebração do Dia Mundial do Cancro; e nada melhor que um sorriso para animar, para compartilhar, para fazer a vida sorrir...

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma homenagem ao sorriso que é uma linda forma de comunicação. É, também, a melhor maneira de combater psicologicamente essa doença terrível que é o cancro.Emocionou-me, o seu texto.
AC

Maria Helena Cruz disse...

É difícil sorrir-se ou rir-se quando a alma chora, ou sofre.
Mas não há duvida que é uma grande Terapia para a cura de qualquer doença, deveria ser mais estimulada nos locais onde existe o sofrimento. Obrigado por colocar este lindo sorriso com este texto adorei.