quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SENHORA DAS CANDEIAS

Dia 2 de Fevereiro é o dia da Senhora das Candeias, ou da Senhora da Luz.

Segundo a lei de Moisés, a mulher ficava impura com o parto e era proibida de entrar no templo durante 40 dias se tivesse um menino e 80 dias se fosse uma menina. Passado esse lapso de tempo o recém-nascido era apresentado no templo aos sacerdotes com a oferta de um cordeiro, duas pombas ou rolas, e a mãe era purificada, fazendo-se uma procissão em que as pessoas acendiam velas.

O dia de hoje celebra, então, o dia da entrada de Nossa Senhora no Templo, e a apresentação de Jesus aos sacerdotes, após os 40 dias de purificação depois do parto. O Sumo Sacerdote do Templo era Simeão que terá dito as seguintes palavras: "Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo" (Lucas, 2, 29-33).




No dia 2 de Fevereiro já existia entre os cultos romanos a tradição da procissão das luzes. Recorda-se, neste dia, o sofrimento da deusa Ceres, a mãe das colheitas, quando a sua filha Proserpina (filha de Ceres e de Zeus), foi levada para o Inferno por Plutão (Hades) para companheira dele. Ceres vingou-se e, nesse ano, os cereais não cresceram e, por isso não houve colheita. Zeus, conseguiu negociar com Hades a libertação da filha e o seu regresso foi festejado e marcado com a chegada da Primavera; só nessa altura o calendário romano passou a ter as quatro estações.

A festa da Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora das Luzes (ou da Luz),  Nossa Senhora da Candelária, ou ainda, Nossa Senhora da Purificação é celebrada em muitos locais do mundo cristão e, não só.

Para além desta associação à mitologia romana e grega, no Brasil, na Bahia de Todos os Santos,  a festa da Senhora das Candeias está associada à celebração de Iemanjá. A senhora das Candeias é a protectora dos pescadores e marinheiros, tal como Iemanjá.

Nossa Senhora da Luz é, também, tradicionalmente invocada pelos cegos.

Diz-se, na cultura popular, que no dia 2 de Fevereiro se as candeias sorrirem, o Inverno está para ficar, se as candeias chorarem o Inverno está para partir.

Como foi o seu dia? De chuva? De sol? Ou nublado?

1 comentário:

Anónimo disse...

Citando Jorge Amado-"Iemanjá, rainha do mar,é também conhecida por dona Janaína,Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas de felicidade e liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta. "