quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A PONTE

É bonita e elegante!

Os traços são simples: um tabuleiro, dois pilares bem altos e bem verticais, e aquela linha côncava dos cabos que se quebra no topo de cada pilar e que, ao longe, mais parece um arabesco de assinatura do que um entrelaçado enorme de cabos de aço que aguentam aquela estrutura de ferro e mantêm o tabuleiro no seu lugar, permitindo a passagem dos carros e dos comboios.

(Ponte sobre o rio Tejo - Lisboa - 2009)
 
Durante o dia a ponte mostra a sua imponência, a sua grandiosidade e a sua imensa utilidade como meio de passagem. De longe, os veículos que a atravessam parecem carrinhos de brinquedo em fila apressada, como formigas em carreiro.

Mas à noite, com a magia e a ilusão que a noite sempre traz consigo, a ponte torna-se surpreendentemente mais bonita e mais elegante, como actriz que se arranja, que despe o seu fato do dia a dia, e se pinta, se adorna e coloca um vestido comprido como se fosse para a estreia de uma representação de luxo.

E quase todas as noites repete o espectáculo, num dia a dia sempre igual mas sempre diferente, tudo depende do modo como é vista pelo olhar de cada um.

Esta noite ela estava particularmente bonita, extremamente elegante e surpreendentemente atraente!

6 comentários:

Anónimo disse...

Descrita assim, qualquer mulher quereria ser Ponte!!

Anónimo disse...

O comentário anterior tirou-me as palavras.A sua descrição é muito sedutora,envolvente...simples...

Anónimo disse...

Muito legal! Tem razao.. as pontes, à noite, sao muito mais bonitas... Como atrizes no palco.
bjs
anahertz

Anónimo disse...

A descrição que faz é um hino à beleza. Queria dizer mais coisas mas hoje perdi as palavras. Linda, linda é a ponte e o rio e a lua quando quando nele se vê.
AC

Anónimo disse...

Pontes? Também podem ser elos de ligação entre pessoas,países,continentes,raças, religiões,filosofias, diferenças... nunca mais acabava.Confesso que são essas as "minhas" pontes.

Anónimo disse...

Atravessar a ponte à noite,tranquilamente de regresso a Lisboa, pode ser "le dernier bonheur du jour",ou o primeiro...