domingo, 15 de maio de 2011

OS NARIZES DE GAND

É a quarta vez que aqui venho, a Gand, Ghent ou Gent, uma cidade medieval belga, conhecida pelos tecidos.

E descobri-os por acaso, numa banca de rua, eram um amontoado de cones arroxeados de cheiro agradável.

(Ghent - Bélgica - Maio 2011)

Perguntei o que era aquilo e o vendedor, que já vou conhecendo, pois venho à sua procura sempre que visito Gand, me explicou que é um doce típico desta zona, conhecidos como Couberdons ou "narizes", ou Neusen em flamengo.

E lá me contou algumas curiosidades:

Os "Narizes" são um doce regional Flamengo, em forma de cone
, com cor rosa-avermelhado ou roxo, com um tamanho de cerca de 2,5 cm. O exterior é duro, enquanto o interior é  líquido gelatinoso de sabor muito doce, a sua origem remonta ao Séc. XIX e pensa-se que seja a cidade de Eeklo o berço do doce.
 
Começaram por ser apenas de framboesa, mas hoje há mais de 25 sabores diferentes e de cores muito variadas.


(Ghent - Bélgica - Maio de 2011)
 
Os narizes de massa tradicional, são feitos com  açúcar, aromatizados com base em framboesa e de outras  aromas de frutos vermelhos e engrossados com goma arábica.


E não há dúvida que os melhores e os mais originais são os de framboesa.

Claro que, mal cheguei a Gand, larguei a mala no Hotel, e fui logo à procura destes narizes únicos e comprei um "paquet" de 250 gramas.

 
São caros, mas sabem muito melhor do que o que custam.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tambem adorei Ghent... fui duas vezes....
nao provei os narizes... na proxima, vou experimentar.
bjs
anahertz

Anónimo disse...

Eu quero!! Adoro isso!!!

Beijos

Anónimo disse...

Tenho a sorte de estar a comer um Couberdon de framboesa neste preciso momento =) Adoro Ghent!