segunda-feira, 19 de novembro de 2012

AO ABRIR DA JANELA



Da janela do meu quarto vejo canteiros em flor, avisto as nuvens no alto e os riscos, de fumo branco, dos aviões a passar, vejo as árvores com os frutos ou com as folhas de outono, ouço os pássaros a cantar, escuto as vozes do vento e cães, ao longe, a ladrar, e vejo o gato com sono, mas não vejo o seu sonhar, atento-me ao murmúrio da água e às rãs, no seu coaxar, e encanto-me com o voo da garça, na graça do seu planar...

Vejo tudo como vejo, do modo do meu olhar!



(DO AUTOR - DA JANELA DO MEU QUARTO VEJO AS ÁRVORES COM OS FRUTOS, OU COM AS FOLHAS DE OUTONO...)




"...
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. 
Outras vezes encontro nuvens espessas. 
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. 
Borboletas brancas, duas a duas, como reflectidas no espelho do ar.
...
Às vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, 
que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,
outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,
finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim."

Cecília Meireles, in A Arte De Ser Feliz.












.

2 comentários:

Anónimo disse...

As cores de Outono, são maravilhosas !!!!!!!!!!
Mariazinha Nunes

Anónimo disse...

A natureza é o que existe de mais precioso!
Beatriz Braga