quarta-feira, 17 de junho de 2020

A DEXAMETASONA

A DEXAMETASONA!
Até parece que surge do nada!
Isto mostra a ignorância e má pesquisa das nossas fontes informativas e de jornalismo de sensação! Ou o sensacionalismo e procura de protagonismo de quem lançou a notícia!
A Dexametasona é uma cortisona de uso corrente em muitas situações e uma grande "amiga" das Unidades de Cuidados Intensivos... usada, também, em situações de pneumonias graves, em situações em que o pulmão e a função respiratória se deterioram de forma aguda e intensa - até deu origem a uma designação de "Shock lung" ou "pulmão de choque" - e em que a Dexametasona se torna uma arma de último recurso capaz, muitas vezes, de reverter a situação!
Não tem nada de novo! Não tem nada de diferente!
Quem é médico e quem trabalha em Cuidados Intensivos sabe muito bem o que digo!... É quase sempre usada como tratamento de recurso em situações graves!
Deixemos de ir atrás de sensacionalismos!
Sei que é preciso abrir telejornais, vender primeiras páginas de jornais ou escutar as notícias, em primeira mão, dos noticiários... mas, não é preciso criar novas expectativas, novas esperanças de cura, que o não são!
Os médicos, em particular os intensivistas, sabem o que devem fazer... não precisam das televisões, dos jornais ou das rádios para tratarem, o melhor que sabem e da melhor maneira, os seus doentes!
Raul Amaral Marques

Sem comentários: