terça-feira, 9 de julho de 2013

MARCA REGISTADA


Fazem parte da paisagem dos Açores! Dizem até que, nos Açores, há mais vacas do que homens!

Escrevia o historiador e padre Gaspar Fructuoso em "Saudades da Terra", entre 1586 e 1590, sobre a Ilha Terceira: "Ha esta ilha infinidade de gado vacum e ovelhas... com que é abundantíssima de leite, manteiga, nata queijos e requeijoes e preciosas queijadas". E a verdade é que, passados quase quinhentos anos, este escrito de Gaspar Fructuoso se mantém perfeitamente actual.

A localização estratégica destas ilhas, na rota da África, das Índias, das Américas e do Brasil fizeram-nas apetecidas de muitos e quem as descobriu e conquistou teve a visão necessária sobre a sua importância no abastecimento de água, de carne, de frutos, em particular a laranja, entre outros alimentos, para os barcos que iam ou vinham por essas rotas... De tal modo que, quando chegaram os primeiros povoadores, já encontraram, pastando tranquilamente, naqueles pastos quase eternos, as vacas a fazerem parte dessa paisagem... como se fossem, já naqueles tempos, uma marca registada destas ilhas únicas de beleza, de mistérios, de encantos... e de muitas vacas!

(DO AUTOR - NOS PASSEIOS DA CIDADE DE ANGRA DO HEROÍSMO, O BASALTO E O CALCÁRIO, A DEIXAREM IMPRESSA A MARCA REGISTADA DA ILHA)



Sem comentários: