quinta-feira, 26 de março de 2020

MITIGAÇÃO

AGORA ENTRÁMOS NA FASE DA MITIGAÇÃO

E mitigar significa reduzir a actividade de alguma coisa… acalmar, aliviar, atenuar, sossegar… são os sinónimos para tentar explicar em que é que consiste esta fase na evolução da pandemia causada pelo Corona vírus.

Nesta fase epidemiológica, o risco de contágio do vírus passa a fazer-se de pessoa a pessoa na comunidade, não como na fase anterior em que os casos eram, na maioria importados de fora, as pessoas que estiveram na China, em Itália ou em Espanha, por exemplo, que vinham infectadas, sem o saberem , e infectaram outras depois.

Agora o vírus está presente na população, nos lares de idosos, em algumas vilas ou cidades, e passa a transmitir-se, com mais facilidade, nesses ambientes, ou nas famílias!

É o que se chama a transmissão comunitária! O que quer dizer que passámos para uma fase de alerta e de resposta mais elevada.

As medidas de contenção até agora implementadas não estão a mostrar-se suficientes pelo que, a partir de agora, para tentar suster a transmissão na comunidade, quer ambientes fechados, quer em ambientes abertos, é preciso testar se as pessoas têm infecção. O presidente da OMS tem alertado para a importância de Testar, Testar e Testar… porque só assim saberemos quem está infectado e ser considerado um elemento de risco epidemiológico.

Por isso, tenhamos a consciência que, mesmo sem sintomas, poderemos ser portador do vírus e, cada contacto, cada tossidela, cada espirro, cada não lavagem de mãos, cada aproximação a outros pode constituir um foco de disseminação explosiva para quem nos rodeia… como se fôssemos uma granada ofensiva!

PROTEJAM-SE, ISOLEM-SE, DEFENDAM-SE… PORQUE, DESTE MODO, ESTAMOS A PROTEGERMO-NOS E A PREVENIR A DISSEMINAÇÃO DESTA DOENÇA!

1 comentário:

Maria Paz disse...

O Covid está a trazer de volta os blogger's :)