quinta-feira, 26 de março de 2020

FICAR EM CASA

FICAR EM CASA!

ESTAMOS TODOS DE QUARENTENA!

E, estar de quarentena significa FICAR EM CASA, confinado ao nosso espaço, evitando, o mais possível, o contacto com as outras pessoas!

Sei que dói não ver os familiares, não abraçar os filhos, não beijar os netos, não conviver com os amigos… Mas tem que ser!

Não há os UNS, que dizem que nunca estiveram doentes e que são cheios de saúde, e os OUTROS, que são frágeis, debilitados, doentes crónicos…

É que o vírus da Covid-19, tal como todos os vírus e bactérias, é estúpido e não sabe distinguir pessoas cheias de saúde, os ricos, os poderosos, os governantes ou políticos, dos frágeis, dos doentes, dos mais carenciados, dos desprotegidos… é cego no seu voraz ataque!

Neste contexto de Pandemia somos todos IGUAIS e todos FRÁGEIS!

IGUAIS porque nunca ninguém teve, anteriormente, qualquer contacto com este vírus que era exclusivo dos animais.
FRÁGEIS porque o vírus tem uma alta capacidade de infectar as pessoas e provocar uma doença respiratória que pode ser fatal.

As medidas impostas pelo Governo e pela Direcção Geral da Saúde são para serem tomadas à letra.

Não vamos sair sem ser por necessidade impreterível como ir à farmácia, comprar mantimentos e artigos de necessidade, passear o cão, dar um pequeno passeio ou corrida…

Aproveite as horas mortas, em que há menos pessoas na rua, para fazer isso, mantenha o seu isolamento social guardando uma distância razoável das outras pessoas, não facilite e lembre que as mãos são um dos mais importantes veículo de transmissão dos vírus e bactérias.

Daí a importância fundamental da lavagem correcta das mãos… e não precisa absolutamente de álcool ou do gel alcoólico… água e sabão são igualmente, ou mais, eficazes.

E não cumprimentar (dar as mãos), mexer na cara e evitar tocar em objectos … atenção ao dinheiro, ao papel, aos jornais de outras pessoas… podem estar contaminados. De um modo geral evitar o contacto físico!

O grau de gravidade da doença vai depender do grau de exposição, da quantidade e agressividade dos vírus e, também, do grau de imunidade (das defesas) de cada pessoa e, claro, do nosso comportamento.

Neste momento de aflição e angústia, para muitos, é tempo para mostrarmos que somos pessoas, que somos seres racionais, que somos civilizados, que somos, também, altruístas e que pensamos nos que não são capazes de serem auto-suficientes, como os idosos, os doentes, os que vivem sozinhos. Esses precisam da nossa ajuda, assim como da comunidade.

Esta Pandemia pode vir a ter aspectos positivos ao agregar as famílias, ao despertar a imaginação para resolver as dificuldades, ao pôr o nosso espírito de solidariedade ao serviço dos mais necessitados!

Sejamos positivos, deixem o pessimismo para trás, não se deixem levar pelos profetas da desgraça que inundam as redes sociais e lançam boatos e atoardas sem qualquer fundo de verdade.

Sem comentários: