quinta-feira, 26 de maio de 2011

O JOGO DE BERLINDE

É um jogo tradicional que se jogava um pouco por todo o lado.
Era jogado habitualmente por rapazes e podiam participar vários jogadores devendo cada jogador possuir, no mínimo, um berlinde de vidro.
Jogava-se habitualmente num espaço plano, de terra batida, no qual se faziam três covas em linha, afastadas entre si cerca de 50 cm.
Para ver quem era o primeiro a sair, cada jogador lançava o seu berlinde para a cova mais afastada: o jogador que conseguisse fazer o seu berlinde entrar na cova, ou ficar mais perto dela, dava início ao jogo, determinando-se, assim, a ordem de saída dos jogadores.

Cada jogador tentava colocar o berlinde sucessivamente em cada uma das três covas, lançando-o com os dedos, e tendo direito a avançar um palmo para dar "impulso".
Quando o jogador conseguia fazer o seu berlinde chegar à ultima cova fazia o percurso no sentido oposto e, a seguir,voltava à cova do meio, para ganhar o direito a "matar".
Ao concluir o percurso, o jogador ganhava o direito a atingir o berlinde dos outros jogadores, para poder vencer o jogo.
[O Jogo do Berlinde - Fotos de Ferreira da Cunha (1901-1970), no Arquivo Fotográfico da C.M.L.]



Para facilitar o percurso, o jogador podia acertar nos berlindes dos adversários, ganhando com isso o direito à cova que, nessa jogada, pretendia alcançar.

Se, por acidente, o berlinde do adversário ia cair numa cova, teria de ser retirado com três lançamentos contra o mesmo. Se o lançador falhasse, perdia a vez e o berlinde do adversário ia ganhar a posição daquela cova.
E a vez passava para o jogador seguinte.

E quem é que ganhava?

Ganhava o jogador que, após completar o percurso (ganhando o direito a "matar"), acertava (“matava”) no(s) berlinde(s) dos outro(s) jogador(es).
Habitualmente os berlindes guardavam-se num saco de pano que se levava no bolso das calças.  
__________________

3 comentários:

Anónimo disse...

Então, eram jogos de perícia, amizade e habilidade. Hoje, basta saber clicar...

bjs

Anónimo disse...

Olá Raul Descalços mas felizes....Eu tb joguei o berlinde
bjs Fina

Mário Pereira disse...

Horas e horas perdidas a jogar ó "guelas".
E depois havia o abafador, o olho de boi, a leiteira(que era um berlinde branco e evitava que os nossos berlindes fossem abafados)pelos amigos da onça.
Foram dias mágicos.