sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ATHANÁSIO

Fica na rua da Sé, em Angra do Heroísmo, a Pastelaria Athanásio.

É um estabelecimento com mais de cem anos de história, mas só a partir de 1945 adquiriu o nome de Pastelaria Athanásio.

Primitivamente era um café, o "Café Matezinho", da propriedade de um tal Mateus da Rosa Júnior que deu o nome à pastelaria e café que, naquela época, era muito frequentado pela sociedade Angrense, sendo ponto de encontro "obrigatório" de artistas que vinham de visita a Angra, bem como dos terceirenses aficcionados pela festa brava. O próprio senhor "Matezinho" era um exímio cavaleiro amador e um excelente adestrador de cavalos.

Foi o Sr. Francisco Ávila de Vasconcelos, que tinha um estabelecimento "A Havaneza", quem fundou a   pastelaria que, por sua morte, passou ao seu filho Athanásio, com o nome de PASTELARIA ATHANÁSIO. Este, após a morte do tal senhor de Matezinho, foi ocupar o espaço do café, aumentando, assim, a área da pastelaria. Esta casa sempre se dedicou ao fabrico de bolos e doçarias regionais - os doces do Athanásio - cuja fama é reconhecida desde longa data. E não só os doces como o café e os chás e tisanas de todo o mundo.

(DO AUTOR - A PASTELARIA ATHANÁSIO, NA RUA DA SÉ, EM ANGRA DO HEROÍSMO - ILHA TERCEIRA - AÇORES)

Actualmente, o espaço é propriedade de um antigo empregado e gerente José Gaspar de Lima que mantém a tradição da pastelaria não só pela qualidade e diversidade dos doces regionais, mas nas cores originais do espaço.



Sem comentários: