sábado, 10 de março de 2012

MASSA FRITA

Passou pelo Mercado de manhã e não resistiu!

A fila era longa, o balcão pequeno, e as duas senhoras que atendiam demoravam o tempo bastante para uma conversa de circunstância: eram os bons dias destes dias de sol e sem chuva, era o saber do filho da dona Josefa do Zé Parra e da nora que tiveram o acidente junto à variante, eram os casos de constipações e de gripe, com as febres altas, e as idas à urgência do hospital que estava a deitar por fora de tanta gente, eram as notícias sobre os mortos a mais por causa deste tempo doentio e da crise, eram, também, os que queriam levar meia-dúzia de boleimas de noz, mais quatro de canela, e três canudos de massa frita com muita canela e pouco açúcar, tudo em caixas separadas...

E a fila a aumentar e a engrossar, por força dos que iam aparecendo e cumprimentando, ao mesmo tempo que iam tendo, também, as mesmas conversas de circunstância.

Quando chegou a sua vez, quase desesperado por aquela espera, mas com os aromas acentuados e apurados pelo cheiro irresistível da massa frita e da canela adocicada, e o do café que, mais do que nunca, estava a precisar! Ele, que apenas ia tomar uma bica cheia e tentar não olhar para as boleimas, não resistiu e pediu duas bicas, uma boleima de noz e uma massa frita, cheia de canela e açúcar...

 E lá seguiu à procura de uma mesa, de tabuleiro em riste, cumprimentando com ar guloso todos os que, atrás de si, na fila, agora quase interminável, olhavam, com olhos invejosos e a salivar, não para ele mas para aquele tabuleiro cheio de pecados de gula e de aromas irresistíveis!



http://3.bp.blogspot.com/-zCQmrRuqpw8/T1oJOyy_mFI/AAAAAAAAUK8/v-s-LWNhXEs/s1600/premio_dardos.jpg

3 comentários:

MJ FALCÃO disse...

Que saudades (e inveja...mesmo a fazer dieta!) da boleima, da massa frita, maravilhas que o alentejano (foi, foi!) inventou para adoçar a dura vida!
Abraço grande.
Viu que eu lhe "dei" um prémio?...
Por causa da boleima devia dar dois!

Anónimo disse...

Fiquei a salivar...

Beijos
Berta

Carlota Pires Dacosta disse...

E não é que este sábado, estive no mercado a comer a famosa massa frita e o café de chocolateira??? Só dispensei a boleima. pois é um bolo que como mais vezes durante a semana.
Beijo