segunda-feira, 11 de julho de 2011

CHAMARRITA

A Chamarrita é um baile. É um dos mais antigos bailes tradicionais dos Açores e que, com isto da Diáspora, se estendeu para a América do Sul, fruto da abundante emigração açoriana para esse continente.

Basta que haja um motivo para uma festa popular e eis que, quase espontaneamente, se juntam as pessoas numa roda.

A Chamarrita é um baile de roda mandado, acompanhado por tocadores de violão, bandolim, eventualmente uma rebeca, e acordeão também. Tem um mandante que dá as ordens à roda... se vira para a direita, ou para a esquerda, se vai ao centro, se muda de par, se roda ao contrário...

Cada vez há mais bailes de Chamarrita nos Açores, principalmente nesta altura do ano, com as festas das cidades, das freguesias, dos lugares. É a altura em que voltam os emigrantes de todo o lado, no seu apego à terra e às festas... e a Chamarrita é obrigatória. São muitos os jovens que a bailam e não dispensam uma roda de Chamarrita.

(Chamarrita - Santa Casa da Misericórdia da Horta - Ilha do Faial - Açores - 9/7/2011)


A música fica no ouvido e os passos soltam-se com o ritmo da música e a imposição da coreografia ditada pelo "mandador".

Foi bom vê-la a ser dançada pela cidade da Horta, em todas as freguesias, em todas as praças. É sinal que a cultura popular subsiste e, cada vez mais, está presente no espírito e no coração do povo açoriano.

1 comentário:

Anónimo disse...

É sempre bom ouvir música e dançar. Boas férias!
Beijos
Berta