sexta-feira, 18 de março de 2011

DIA MUNDIAL DO SONO

Também tem direito a dia, e logo de importância: e não é dia nacional, nem internacional, mas Mundial. Olaré! que isto de dormir, pelos vistos, é importante.

Não há dúvida que o dormir e o sono são fundamentais para a nossa vida. O sono retempera, funciona como uma espécie de carregamento de baterias, e não há quem consiga viver sem dormir.

Dizem que o ideal, nas 24 horas do dia, seria trabalhar 8 horas, dormir outras tantas e as restantes 8 serem usadas para outras tarefas ou lazeres.

Os bebés, esses, dormem a maior parte do tempo  e, à medida que vamos crescendo e envelhecendo o tempo e a necessidade de dormir vão diminuindo. 

O sono tem nome... chama-se João Pestana. Nem sempre aparece quando é chamado, por vezes deve andar distraído e,  quando ele não aparece, o sono transforma-se em insónia.

Mas o João Pestana é quase sempre sensível a uma boa canção de ninar.

A que melhor me lembro, do tempo da minha infância, canta assim:

                           Dorme dorme meu menino
                           Que a mãezinha logo vem
                           Foi lavar os cueirinhos
                           À fontinha de Belém

Mas a que mais me marcou e me deixa muitos recordares de juventude é a Canção de Embalar do Zeca Afonso:

                           Dorme meu menino a estrela d'alva
                           Já a procurei e não a vi
                          Se ela não vier de madrugada

                           Outra que eu souber será pra ti
                           ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô (bis)
                           Outra que eu souber na noite escura
                           Sobre o teu sorriso de encantar
                           Ouvirás cantando nas alturas
                           Trovas e cantigas de embalar
                           Trovas e cantigas muito belas
                           Afina a garganta meu cantor
                           Quando a luz se apaga nas janelas
                           Perde a estrela d'alva o seu fulgor
                           Perde a estrela d'alva pequenina
                           Se outra não vier para a render
                           Dorme que ainda a noite é uma menina
                           Deixa-a vir também adormecer

                   (http://www.youtube.com/watch?v=h8TpRnMU09M)

 Bem, por homenagem ao dia de hoje, o melhor é mesmo ir dormir!

É que: deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer.

Durmam bem!



Sem comentários: